Decoração e Gravação de Livros

A decoração do livro tem como objectivo dignificar o seu conteúdo e, eventualmente, o seu proprietário (público ou privado).

 

 

 A gravação consiste na impressão a ferro quente, com folha de ouro ou película, de letras e ornatos na capa de um livro.

 

 

A gofragem consiste na aplicação dos ferros quentes na pele, sem ouro.

 

 

A técnica do mosaico consiste na aplicação de peles (de outras cores) por sobreposição na capa de um livro, enquanto a técnica dos embutidos consiste na justaposição de outras peles (desenhos) na capa de um livro.

 

 

O corte dourado consiste em aplicar ouro sobre os cortes dos livros. O cinzelado consiste na aplicação dos ferros quentes em cima do corte dourado e, posteriormente, a pintura dessas mesmas impressões.

 

 

A técnica de jaspear os cortes dos livros consiste em pintar os cortes dos livros com uma ou diversas cores.

 

 

Qualquer livro requer uma decoração distinta, baseada na época em que foi impresso ou pelo próprio tema que abrange.

 

 

A decoração exterior do livro, através do uso de imagens extraídas do conteúdo do mesmo, surgiu apenas no século XIX. No entanto, a decoração e gravação dos livros acompanhou sempre as correntes artísticas da sua época.

 

 

Actualmente, a encadernação contemporânea é muito abrangente, uma vez que existem vários materiais disponíveis, desde o ouro de Lay à película, entre outros.

 

 

Presentemente, e graças aos concursos internacionais de encadernação manual e aos próprios artífices (que executam trabalhos personalizados), assiste-se a uma frequente inovação, quer de materiais, quer de técnicas utilizadas.